domingo, 27 de março de 2011

Sentido real e sentido convencional

Como sabes a corrente eléctrica percorre todo o circuito eléctrico. No entanto há dois sentidos da corrente eléctrica, o convencional e o real.

O sentido convencional da corrente, foi o sentido que os físicos atribuíram à corrente eléctrica. E este sentido começa do pólo positivo até ao pólo negativo da pilha.

O sentido real da corrente é o movimento dos electrões, do pólo negativo para o pólo positivo.

15 comentários:

  1. Esta é a explicação mais objetiva sobre o sentido real e o sentido convencional da corrente elétrica em um circuito. Depois de se ler não permanece dúvida alguma quanto a questão do sentido de corrente.

    ResponderEliminar
  2. Mas qual é o utilizado no exemplo da imagem

    ResponderEliminar
  3. Ótima explicação! Muito objetiva e direta. Assim não resta nenhuma dúvida a quem lê. Ajudou muito nos meus estudos para a prova.

    ResponderEliminar
  4. Mas afinal porque os cientistas nao adotaram o sentido real da corrente para explicar e desenhar os circuitos eletricos, seria mais logico usar o verdadeiro nao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é q antes imaginava-se que quem se moviam eram os prótons. Depois constatou-se q eram os elétrons. Mas percebeu-se também que independente do sentido atribuído, os efeitos são os mesmos. Assim, continuou-se falando em corrente saindo do polo + e indo para o -. É como a força do hábito de continuar chamando de "átomo", que significa não divisísel, quando já sabemos q ele é divisível.

      Eliminar
    2. Você fala desta forma porque você não faz alanise em placas eletrônicas. houve um erro da ciência, mais ninguém quer assumir.

      Eliminar
    3. Realmente muda toda ideia de que temos sobre o comportamento da corrente em um circuito. O pior que isso quase não é comentado.E o exemplo do átomo foi bem infeliz, pois é apenas um nome ninguém leva em consideração o significado da palavra. Já viu algum lugar ensinar que o átomo é indivisível só porque se chama "átomo"? Então não faz sentido ensinar os circuitos como se fosse do (+) para (-).

      Eliminar
  5. Mas afinal porque os cientistas nao adotaram o sentido real da corrente para explicar e desenhar os circuitos eletricos, seria mais logico usar o verdadeiro nao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque a explicação do texto está incompleta. Ver o meu comentário abaixo.

      Eliminar
  6. O sentido real da corrente elétrica em um circuito DEPENDE DO MEIO, pois "corrente elétrica" é o fluxo de cargas elétricas (sejam elas negativas ou positivas).

    No caso dos condutores metálicos, a explicação está correta pois as cargas elétricas em movimento são os elétrons.

    No caso de soluções iônicas, por outro lado, as cargas são íons negativos E ions positivos, então o "sentido real" é "ambos os sentidos".

    No caso da água em estado sólido, o sentido real é o mesmo que o sentido convencional.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_el%C3%A9trica#Sentido_da_corrente

    ResponderEliminar