sábado, 26 de março de 2011

Ligações covalentes, iónicas e metálicas

Há dois tipos de ligações na molécula, as ligações intramoleculares e intermoleculares.

Ligações intramoleculares - intra quer dizer dentro por isso como o nome indica as ligações dão-se dentro da molécula.

Ligações intermoleculares - inter quer dizer fora por isso as ligações estabelecem-se entre as moléculas.

As ligações químicas podem ser:

Ligações covalentes - compartilha de electrões entre átomos de elementos com tendência para captar electrões. Esta ligação dá-se nos não metais e no hidrogénio.

Ligações iónicas - Atracção entre iões positivos e negativos. Os iões resultam da transferência de electrões de átomos com tendência a libertar electrões para átomos com tendência a captá-los. Esta ligação dá-se nos metais e não-metais.

Ligações metálica - Os metais têm como característica possuírem poucos electrões de valência. Esses electrões tem a particularidade de se libertarem formando um “mar de electrões “, os quais, são atraídos não só pelo núcleo do átomo a que pertenciam, mas também pelo núcleo dos átomos vizinhos.
Esses electrões, podem mover-se em todas as direcções e é essa propriedade que assegura nos metais a sua maleabilidade, ductibilidade, condutividade térmica e eléctrica. Esta ligação dá-se nos metais.

9 comentários:

  1. quem escreveu isso é um analfabeto!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Ta show de bola, e quem disse que ta ruim não sabe de nada, e electrões (vem do Grego) então é mesma coisa. Pesquisem antes de falar mau de alguma coisa. huehuebr.

    ResponderEliminar
  3. electrões está bem, ela é portuguesa não brasileira, vocês é que são uns analfabetos a virem para aqui comentar o que está certo ;)

    ResponderEliminar
  4. estou a estudar e deu muito jeito obg

    ResponderEliminar