sábado, 26 de março de 2011

Propriedade das substâncias moleculares, iónicas e metálicas

Substâncias moleculares


As substâncias moleculares são constituídas por moléculas. Estas têm uma força de coesão fraca e um ponto de ebulição baixos. São substâncias más condutoras eléctricas quando sólido, pois quando substâncias aquosas se forem apolares são más condutoras, mas se forem polares são boas condutoras. Quando à temperatura ambiente podem se encontrar no estado gasoso, líquido ou no sólido.


Substâncias iónicas


As substâncias iónicas são constituídas por iões positivos e negativo. Estas têm uma forte força de coesão e um ponto de ebulição elevado. São substâncias que quando sólidas são más condutoras eléctricas mas quando fundidas, ou em solução aquosas são boas condutoras. São sólidas à temperatura ambiente, são duras, quebradiças e não deformáveis. São quebradiças pois, quando sujeitas a forças, se os iões se deslocam muito das suas posições de equilíbrio, aumenta a repulsão entre iões com o mesmo tipo de carga, separando-se uns dos outros.


Substâncias metálicas


As substâncias metálicas são constituídas por iões positivos e electrões livres. Estas têm uma forte força de coesão e variáveis pontos de ebulição. São boas condutoras da electricidade. Isto deve-se ao facto de nos metais existirem electrões com grande mobilidade A maior parte encontra-se sólida à temperatura ambiente. São maleáveis, dúcteis, duras e não quebradiças.


Diamante e Grafite


O diamante e o grafite são formado por átomos unidos por ligações covalentes simples em toda a sua extensão. E estes têm uma forte força de coesão e um ponto de ebulição elevado. O diamante é um mau condutor mas o grafite é um bom condutor eléctrico. Ambos sólidos à temperatura ambiente. O diamante é muito duro (substância mais dura que existe na Natureza) e a grafite é mole, quebradiça e risca o papel. 

41 comentários:

  1. VERY NICE!!! ME LIKEY <3

    ResponderEliminar
  2. se vcs nao gostam de quimica o problema e de vcs nao ficam postando comentarios sem nexo ,vai ler gibi seus ridiculos

    ResponderEliminar
  3. deu bastante jeito, muito obrigado

    ResponderEliminar
  4. vaiam po caralho e vaiam apanhar no cu ver se e bom filhas da puta!

    ResponderEliminar
  5. brigadinha!! me ajudo muito. Eu adoro quimica ^^

    ResponderEliminar
  6. chupo-vos a todos a pila ;)....kerem

    ResponderEliminar
  7. e dolmen, i liked this but is coplicated

    ResponderEliminar
  8. muiitaaa poukaaa explicaçãooo

    ResponderEliminar
  9. se não fosse a quimika vcs não teriam medikaments pra se curarem...ridiculos...muitapocavergonha...

    ResponderEliminar
  10. Ótimo texto, obrigada mesmo! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Substâncias moleculares NÃO conduzem eletricidade sendo polares ou apolares, a não ser que apresentam a propriedade de IONIZAÇÃO como os ácidos!

      A grafite é o único material da natureza que é covalente e CONDUZ eletricidade e o diamante NÃO!

      Tanto a grafite como o diamante são constituídos apenas de CARBONO! Como é visto na figura do texto, muda apenas a disposição espacial das ligações químicas que o carbono faz nos dois materiais. A isto se chama ALOTROPIA!

      Pelo fenômeno da alotropia, substâncias simples (constituídas apenas por um único elemento químico) formam dois ou mais materiais com características totalmente diferentes!

      Este texto apresenta alguns erros formidáveis, cuidado!

      Eliminar
  11. obrigado me ajuda bastante:)

    ResponderEliminar
  12. Está errado: " a grafite é mole, quebradiça e risca o papel. "

    O papel risca o grafite, e não o contrário.

    ResponderEliminar
  13. Ñ entendo nada de química é muito chato,mais é o jeito estudar,e o texto tá legal.

    ResponderEliminar
  14. Valeu! Me ajudou bastante!
    E esses comentários? Todo mundo escrevendo errado! Deus me livre disso.

    ResponderEliminar
  15. Não percebo nada do que explicam neste site ����������

    ResponderEliminar
  16. Putamerda... Até nos comentários de um blog sobre química dá pra ver o quanto a humanidade está perdida... E sobre os textos, estão bons mas.... "iões"... ;-;

    ResponderEliminar