quarta-feira, 10 de março de 2010

Formas fundamentais de energia

A energia manifestasse de diferentes modos, sendo detectada pelos efeitos que provoca. Assim dá-se diferentes designações de acordo com o fenómeno observado: manifestações de energia ou com a fonte de energia de onde provém. Mas apesar destas designações de energia estas estão agrupadas em duas formas fundamentais:
- Energia cinética

- Energia potencial
-

Energia cinética

A energia cinética é a energia que está associada aos movimentos dos corpos. Por exemplo um automóvel ou as pessoas possuem energia cinética quando se movimentam. A energia eólica ou a hídrica está associadas ao movimento do vento ou água respectivamente, enquanto a energia térmica está associada à agitação das partículas. A energia cinética depende da massa (m) do corpo e da velocidade (V) a que o corpo se desloca, podendo ser calculada com a seguinte expressão: Com esta expressão podemos concluir que a energia cinética que um corpo possui é tanto maior quanto maior for a sua massa e a velocidade a que esse corpo se desloca.

Energia potencial

A energia potencial é a energia que se encontra armazenada nos corpos. A energia armazenada nos alimentos e nas botijas de gás denomina-se de energia potencial química. Também o combustível de um automóvel tem energia armazenada sob a forma de energia potencial química. Um elástico esticado possui armazenada energia potencial elástica. Qualquer corpo que se encontre afastado da superfície terrestre possui energia potencial gravítica (Epg). Par uma altura de 0 metros admite-se que a energia potencial gravítica é nula. Na Terra esta energia depende da massa (m) e da altura (h) do corpo a que este se encontra da superfície da Terra. Pode-se calcular a energia Potencial gravítica através da seguinte expressão:

Epg = 10 x m x h

Sem comentários:

Enviar um comentário