quinta-feira, 2 de junho de 2011

Energia

A corrente eléctrica em grande escala é produzida nas centrais eléctricas por alternadores. Os ímanes destes alternadores são muito potentes e movem-se a alta velocidade no interior da bobina com milhares de espirras. Também se pode usar electroímanes.
Há várias fontes de energia (como por exemplo a água, o carvão, o vento, o calor, as ondas, o urânio entre outros) que provocam o movimento dos electroímanes dos geradores das centrais.


As centrais hidroeléctricas funcionam junto ás barragens. 
A água é canalizada para as pás das turbinas nas cujos eixos estão solidários com electroímanes. Desta forma consegue o movimento das turbinas e, consequentemente, dos eixos que fazem rodar os electroímanes no interior das bobinas, produzindo-se assim corrente eléctrica.















Nas centrais termoeléctrica consegue-se o movimento das turbinas a partir do vapor de água. Para obter o vapor é necessário manter a água em ebulição a partir da combustão de combustíveis fosseis como o carvão.
Como as centrais eléctricas estão normalmente longe dos centros populacionais há que transportar a energia através de cabos condutores. Durante o transporte há perdas de energia devido ao efeito joule por isso é necessário diminuir a intensidade da corrente. Par diminuir a intensidade da corrente é necessário fazer o transporte em alta tensão fazendo-a passar por elevadores da tensão. Junto das localidades a tensão é de novo reduzida passando por abaixadores da tensão.
Os elevadores e abaixadores da tensão chamam-se transformadores.
Os transformadores são constituídos por duas bobinas de fio condutor em torno de um núcleo de ferro macio.
Quando a a corrente eléctrica alternada passa numa das bobinas magnetiza o núcleo de ferro. O núcleo de ferro magnetizado cria um campo magnético que produz corrente eléctrica induzida variável em relação à outra bobina.
A bobina ligada à corrente de entrada chama-se primário. A que está ligada à de saída chama-se secundário.



Se o primário tem mais espirras que o secundário é um abaixador de tensão. Se o primário tem menos espirras que o secundário é um elevador de tensão.

Quanto maior o número de espirras numa bobina maior é a sua diferença de potencial nos seus terminais. Logo número de espirras é directamente proporcional à diferença de potencial.
A expressão relaciona a diferença de potencial à entrada e saída do transformadores com o número de espirras do primário e do secundário.

1 comentário: